IA




História
IA foi anunciada em junho de 2011, junto com os outros anúncios de Vocaloid3. No começo ela foi confundida com a possível voicer da CUL devido à quantidade de anúncios simultâneos.
Após o lançamento de VOCALOID3, a empresa chamada 1st Place começou a apresentar o projeto IA ao público, os primeiros movimentos da empresa foram um teaser no Vimeo e algumas imagens conceito escrito “IA”.
Poucas semanas após a divulgação desse teaser a empresa postou uma demo no soundcloud de “鳥の詩” (Tori no Uta). E nas semanas que sucederam outras demos foram colocadas no soundcloud e o design da Vocaloid foi revelado.
IA foi lançada então em 27 de janeiro de 2012.

Merchandising
Apesar de ser um mascote mais recente, IA já possui uma figure, participações como mascote de corrida e um show ao vivo. A 1st Place tem utilizado um foco maior no artista ao invés da Vocaloid, assim a empresa busca promover mais o trabalho de pessoas como Jin e Ishifuro, quais ambos já lançaram seus CDs com IA.


Utilização Musical
IA tem um sotaque forte e uma pronúncia mais fechada, ela é boa para gêneros mais calmos como música ambiente e baladas. Ela tem um range um pouco limitado a notas médias e uma leve deficiência na pronúncia de algumas consoantes.



Popularidade
No fandom japonês IA se tornou muito popular em muito pouco tempo devido ao fato de Lia ser extremamente popular no Japão. A popularidade de IA se mantém firme até hoje e ela tem uma grande quantidade de fãs. Numa pesquisa realizada no começo do ano de 2012, IA já era a quarta Vocaloid mais popular em Akihabara, tradicional bairro otaku japonês.
No ocidente muitas pessoas elogiaram sua voz e seu potencial, ela é bem conhecida até mesmo pelos círculos mais distantes de Vocaloid.

Curiosidades
- No codinome de IA, ARIA ON THE PLANETES, as palavras “Aria” e “Planetes” vem do latim “Espaço Aberto” e “Planeta”, significando “espaço aberto do planeta”.
- Aria também significa ar em italiano, e também é um termo de ópera que significa uma peça com único cantor.

Imagens



Provedora de Voz


Lia é uma cantora Japonesa nascida no dia 20 de Dezembro, ela é ex-integrante da banda I’ve sound e é conhecida pela abertura e encerramento de duas visual novels: AIR e Tomoyo After: It’s a wonderfull life.

Site Oficial: http://lias-cafe.com

Comentários