Kaito



Kaito é um vocaloid japonês masculino baseado na voz de Naoto Fuuga. Foi o primeiro vocaloid japonês masculino e também último vocaloid1 a ser lançado.

História
Kaito foi desenvolvido para ser um complemento de Meiko. Por ser criado para complementar o voicebank da Meiko, o nome Kaito foi escolhido pensando na harmonização sonora que teria com o nome da Meiko quando pronunciados juntos, e também por ser fácil para estrangeiros pronunciarem.
Seu beta, assim como o de Meiko, foi testado e publicado em 2003 no CD Hystory of a Logic System, outra música demo também foi lançada não comercialmente nessa época, mas seu lançamento oficial só veio a ocorrer 3 anos depois, em 2006.
No início, Kaito foi considerado um fracasso comercial, vendendo apenas 500 unidades. Esse episódio foi considerado decisivo no desenvolvimento de outros vocaloids masculinos, desde então poucos lançamentos de vocaloids com voicers masculinos aconteceram no Japão.
O fracasso inicial das vendas de Kaito não durou por muito tempo, logo após o lançamento de Hatsune Miku, um usuário do NicoNicoDouga fez um vídeo utilizando a voz da Miku cantando “Dear You” como uma forma de mensagem para o Kaito. Em poucas horas outro usuário postou um vídeo aonde o Kaito respondia: “Desculpe, estava comendo sorvete”. Desde então a popularidade de Kaito alavancou e hoje ele é considerado o vocaloid masculino mais popular.
Em 2011 foi anunciado um append para seu voicebank, ele está em desenvolvimento e atualmente a Crypton confirmou que existirão 4 novos voicebanks para ele e que todos estarão em Vocaloid3.
Numa tentativa de expandir os negócios para o ocidente, a Crypton, percebendo que voicebanks masculinos são mais bem sucedidos aqui, está desenvolvendo um voicebank inglês para o Kaito com o mesmo voicer.

Merchandising
Devido a seu ganho de popularidade, Kaito tem algumas nendoroids e alguns goodies baseados em seu avatar.

Utilização Musical
Kaito possui um range muito grande e é adequado para diversos gêneros musicais. Ele é consagrado dentro do gênero Folk, sendo o vocaloid mais utilizado para isso graças a dois producers famosos: ShinjouP e YanagiP.
Ele é um voicebank muito bem programado e possui uma boa qualidade. Algumas pessoas relataram dificuldade com as trocas de vogais para consoantes e algumas transições, mas dizem ser facilmente contornável.
O banco é extremamente maleável e aceita modificações intesas em sua voz original, ele é aconselhado mesmo para iniciantes apesar de ser um produto antigo.

Recepção
A fama de Kaito foi por pura sorte. Kaito havia sido considerado como uma falha comercial e poucas pessoas tiveram interesse nele. Kaito está agora entre os Vocaloids mais populares tanto no fandom japonês quanto no fandom ocidental, isso sem contar que ele é bem antigo em termos de engine.
A história da mudança repentina de opinião sobre ele ocorreu em 16 de setembro de 2007, quando Tatsunami fez o upload de uma paródia da música em “Higurashi No Naku Koro Ni”, “Um pedido de Hatsune” no NicoNicoDouga. Durante esse tempo, Miku era extremamente popular no NicoNicoDouga, ao mesmo tempo em que quase ninguém sabia que Kaito lançou músicas produzidas sozinhas por ele. O video começa com as palavras “Por favor se lembre algumas vezes de [KAITO] “, com a Miku dizendo “Onde está você e o que você está fazendo agora?”, que faz parte da música “Dear You”.
Por volta de quatro horas depois, “Uma resposta para Hatsune Miku” foi postada por Ice-P. Nesse video, Kaito responde com “Sim? Eu estava tomando um sorvete,” e então prossegue para um cover de “The Ice Cream Song” (Cantado originalmente por Saeko Shuu em 1960). O último diálogo de Kaito nesse video é “Miku, vamos comê-lo juntos da próxima vez.” Acabou por acontecer que Ice-P estava produzindo o cover quando viu o video que Tatsunami fez upload.
Nos altos de sua venda ele era o único dos dois Vocaloids da primeira série a ter um ranking constante como sendo um dos produtos Top 10 da Crypton. Em alguns momentos, ele foi até mesmo mais popular do que as appends da Miku e dos Kagamines.

Trivia
- Quem escolheu o nome do Kaito foi Shu-tP
- O nome do Kaito foi escolhido por ser parecido com o de Meiko.
- Kaito e Meiko são geralmente referidos como “Nenchou-gumi” (年長組, Os mais antigos) comparados aos Vocaloid’s 2 japoneses.
- Sua idade nunca foi dada oficialmente. Em Maker Hikōshiki Hatsune Mix ele geralmente é apresentado por KEI como um homem de meia idade, porém, ele mencionou em uma entrevista para revista que o que ele desvenda na comic não são parâmetros oficiais.
- Em Zoku Sayonara Zetsubou Sensei, similaridades de Kaito são vistas na fila de espera durante a audição da peça de Meru Meru, embora eles não tenham as cores do Kaito.
- Devido a Yamaha e Crypton terem marcado datas diferentes do lançamento de Kaito (Yamaha: Dia 14, Crypton; Dia 17), alguns fans entre a comunidade Japonesa de Vocaloid celebram o aniversário de lançamento de Kaito durante todos os dias entre as datas.
- Alguns fãs chamam o Kaito de Shion Kaito, o sobrenome é inventado por fãs e não possui base ou suporte oficial da Crypton ou da Yamaha.
- Kaito possui uma incrível variedade de fan-mades, todos razoavelmente populares, por algum motivo, o fandom adotou os fan-mades dele muito bem.


Comentários