Lily



Lily é uma das mascotes oficiais da banda m.o.v.e. e também uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz de Yuri Masuda. Ela foi a primeira vocaloid a ter um avatar antes de virar efetivamente uma vocaloid.

História

A primeira aparição de Lily foi na capa do CD anim.o.v.e.01, lançado em Agosto de 2009, bem antes de seu vocaloid existir. O vocaloid foi anunciado efetivamente quase um ano após o CD, em Maio de 2010 na revista DTM MAGAZINE. A ideia de fazer um vocaloid baseado na voz de Yuri Masuda partiu do próprio Mosh (o outro integrante do m.o.v.e.), já que ele gostava bastante do software.
O avatar e o nome Lily foram escolhidos pela própria banda. Eles preferiram manter o avatar que já utilizavam antes da ideia do vocaloid por representar a própria Yuri “versão anime”. O projeto Anim.o.v.e. é voltado para animes, os CDs são apenas covers de músicas famosas de anime e o projeto tem até um mini-mangá ilustrado pelo KEI.
Em agosto de 2010 Lily foi lançada e atualmente é distribuída pela InternetCO. Ela ganhará dois novos voicebanks para vocaloid3 em 26 de Abril de 2012, ambos foram chamados de Lily V3.
Merchandising
Por Lily ser um mascote promocional da banda m.o.v.e. ela tem vários produtos baseados em sua imagem, incluindo um cosplay oficial.


Utilização Musical

A maioria dos usuários de Lily opta pelo rock. Sua voz é extremamente adequada ao gênero devido a suas qualidades: grave, rouca e levemente acentuada.
A geral opinião sobre seu voicebank de vocaloid2 é que é extremamente difícil de ser utilizado e tem problemas com conexões de nota, acentuação de consoantes e sustentação de notas.
O banco de voz não é muito flexível e dificilmente manipulável, já o novo banco de voz parece concertar os principais problemas da versão anterior.

Recepção

Lily foi bem aceita no fandom japonês e a mais popular da sua leva de lançamentos. Grande parte da aceitação dela veio ao fato de ser um produto do m.o.v.e. e ilustrado pelo KEI.
No fandom ocidental a recepção não foi a mesma, sendo altamente criticada pelo design “vulgar” e voicebank problemático. Grande parte dessa impressão foi graças ao demo da vocaloid distriuido pelo período de 30 dias um mês antes do lançamento. O demo contava com vários problemas, piores ainda que os do voicebank final.


Trivia

- Lily não leva o sufixo “Poid”, isso porque ela não foi desenvolvida pela internetCO, apenas distribuída pela mesma;
- Durante um tempo houve boatos que Lily substituiria Yuri, que estava para se aposentar. Isso foi confirmado mentira um tempo após o surgimento.

Imagens





Comentários