SF-A2 miki



SF-A2 Development Code Miki é uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz de Miki Furukawa.

História
Miki foi a primeira vocaloid (junto com Kiyoteru e Yuki) da empresa AHS. Ela nasceu de uma parceria entre a Heartfast Japan e AH-Software. Miki Furukawa cedeu a voz e Yusuki Kozaki, famoso ilustrador de games, fez a ilustração.
Todo ano, durante o período de novembro, um festival em homenagem a Miki acontece no NicoNicoDouga, ele é chamado de KiraMiki Festival, a festa consiste em upar várias músicas originais feitas para o festival em homenagem a miki.
Não há planos para updates da Miki para VOCALOID3 embora ela seja suportada pela engine através do Importer Tool.

Merchandising
Não existe merchandising de grandes empresas para Miki, entretanto, empresas menores acabaram fazendo algumas figures, apenas para demonstração. Além de figures, miki é muito utilizada em CDs natalinos.

Utilização musical
Muitos usuários reportaram problemas de pitch com a miki, ela possui um voicebank irregular nesse quesito e demanda um bom tempo para correção. Ela não é indicada para iniciantes, apesar disso, possui uma voz extremamente flexível, podendo soar como uma criança e como uma jovem madura. Ela possui um grande alcance vocal.
Os melhores gêneros para Miki são pop, rock e músicas natalinas.

Recepção
Miki é a vocaloid mais popular da AHS, ela é a única, dentre os 5 produtos, que frequentemente é lembrada e citada como vocaloid. O design dela é tido como um dos mais bem pensados dentre os vocaloids e ela recebe muitos elogios devido a originalidade.
Do lado ocidental as pessoas criticaram seu voicebank por ser considerado extremamente parecido com a Rin. Esse boato depois de um certo tempo parou de circular entre o fandom.

Trívia
- Ninguém sabe o significado de SF-A2, algumas pessoas dizem ser Star Fiction Artist, essa é o codnome mais aceito.
- Miki foi a primeira vocaloid a ser retratada como um androide.

Comentários