Megpoid(Gumi)



Megpoid é uma vocaloid japonesa feminina baseada na voz de Megumi Nakajima. Foi o segundo produto lançado da InternetCO e atualmente é uma das vocaloids mais populares no mercado.

História
Depois do lanamento de Gakupo a InternetCO seguiu a mesma linha de pensamento para os seus futuros lanamentos, baseas seus produtos em vozes de cantores conhecidos.
A escolhida foi Megumi Nakajima, que na época estava em alta devido ao anime Macross Frontier, cujo dublava a personagem Ranka Lee. O nome MEGPOID é apenas o nome do protudo, já o nome da mascote da capa é GUMI, apelido que Megumi tinha na infância.
Ela foi lançada em 26 de Junho de 2009 e considerada, na época, uma das vocaloids mais realistas até então lançadas, esse título ainda se mantém até hoje embora já exista tecnologia mais avançada que a da época.
Em 2011 foi anúnciado que MEGPOID ganharia “extends” para sua voz. Esse nome foi deixado de lado com o lançamento do VOCALOID3 e os extends passaram a se chamar “Megpoid V3″. A maior diferença entre o produto MEGPOID V3 e os appends da Crypton é que, enquanto os appends funcionam literamente como apêndices das livrarias de voz, os bancos novos de voz da GUMI funcionam independentemente de ter a GUMI original. As 4 extensões foram lançadas em 21 de Outubro de 2011, elas são vendidas separadamente ou em um pacote chamado Megpoid Complete.
No início de 2012, noboru – CEO da InternetCO – avisou via twitter que em breve estaria lançando um quinto banco de voz para GUMI, chamado Megpoid Native. Esse banco substituirá a GUMI original, e, em teoria, ele tem exatamente o mesmo timbre da GUMI original. Megpoid Native tem seu lançamento marcado para 16 de Março de 2012.
Noboru ainda comentou que gostaria que Megpoid tivesse uma versão em inglês, mas no momento isso não é possível.

Merchandising
Gumi já fez aparições em alguns concertos fora do Japão, mas não como atração principal. Ela foi uma das atrações do VOCAFARRE, show realizado em realidade aumentada em 2011.
Além dos shows, GUMI tem coletâneas próprias por grandes gravadoras do Japão, como a EXIT TUNES e uma nendoroid baseada em sua personagem.


Utilização Musical
GUMI foi produzida para ser um produto de alta qualidade, ela tem uma conexão muito natural entre os fonemas fazendo com que de a sensação de ser a cantora, e não o vocaloid, cantando. Ela tem boa pronuncia e no geral, poucos defeitos e um grande alcance vocal, ainda é considerada uma das vocaloids mais fáceis de ser utilizada e altamente recomendada para iniciantes.
Ela tem bons resultados em diversos gêneros musicais mas é mais comum ver sua voz em rock, baladas e pop.

Recepção
GUMI ganhou uma popularidade rápida dentro de ambos os fandons, sendo mais popular que seu antecessor Gakupo. Rapidamente, ela se tornou a favorita de muitos fãs e hoje é a VOCALOID não Crypton mais conhecida. Sua popularidade atual dentro do fandom de VOCALOID é maior que a da Miku, embora a Miku seja mais conhecida.
Nas pesquisas realizadas em 2011 no NicoNicoDouga, GUMI foi uma das poucas vocaloids (junto apenas com os Kagamines) a aparecer em todos os top 5 entre as estatísticas.

Trivia
- Gumi provou ser bastante popular entre os fabricantes de models pra MMD, comparada a outros vocaloids. Um dos modelos de Gumi, o ISAO’s está disponível para compra nas revistas Windows 100% e MMD Starter Pack.
- Fãs menos experientes do exterior muitas vezes fazem confusão, afirmando que Gumi seria um Megpoid e não uma Vocaloid, descartando a idéia de que ela é uma vocaloid.
- O design da vocaloid é muitas vezes dito ser inspirado em Ranka Lee, uma das primeiras personagens dublada por Megumi Nakajima por conter as mesmas cores principais. Este boato que rola entre o fandom nunca foi confirmado, e é considerado uma mera coincidência.

Comentários