Kiyoteru Hiyama



Hiyama Kiyoteru é um vocaloid japonês masculino baseado na voz de Hiyama Kiyoshi. Ele foi o primeiro vocaloid a ter uma história oficial.

História
Kiyoteru foi lançado junto com Yuki e Miki, ele é o primeiro vocaloid a ter história oficial e detalhes nítidos sobre sua personalidade. Ele é um professor do fundamental que dá aulas para Yuki e tem uma banda de rock chamada Ice Mountain.

Merchandising
Kiyoteru possui dois livros contando a história de sua banda chamada Ice Mountain. No primeiro livro existem ilustrações, história da formação da banda e detalhes sobre os personagens integrantes da banda. O segundo é um mangá feito pelo mesmo autor de Durara! Que conta a história da formação da banda.

Utilização musical
Kiyoteru tem um vocal nasal, agudo e forte, usuários reportam ser difícil de fazer kiyoteru soar mais masculino. Ele não tem problemas muito graves e no geral é considerado fácil de utilizar.
Os gêneros mais utilizados são rock e baladas, apesar de Kiyoteru ter boa aptidão para todos os gêneros musicais.

Recepção
Por muito tempo Kiyoteru manteve-se como o vocaloid menos utilizado e mais rejeitado do mercado. Essa rejeição tanto no fandom ocidental quanto oriental deu-se por causa do design “simples de mais” e segundo alguns fãs a voz do Kiyoteru é idêntica a do Kaito.
Hoje, Kiyoteru tem uma base de fãs estável e consideravelmente grande em relação ao passado. Ele não é mais o vocaloid mais rejeitado.

Trivia
- O voicer do kiyoteru só foi conhecido depois que se revelou, em um evento no NicoNicoDouga
- Segundo o livro guia do Ice Mountain, a voz padrão que vem no vocaloid é a voz dos temos que kiyoteru era um novato

Video:

Comentários