Big Al


Big Al é um vocaloid inglês, ele foi o segundo lançamento da Power FX.

História

Big Al começou a ser desenvolvido em 2007, como idéia inicial, a Power FX escolheu Michael King para as gravações e várias demos foram lançadas naquele ano. Porém o lançamento oficial do software foi adiado inúmeras vezes por diversos motivos. Apesar de ter vários demos postados na internet, a PowerFX sentiu que a qualidade do vocaloid não estava boa o suficiente e pediram a King para regravar as amostras. Michael se encontrava em turnê na época e infelizmente disse que não poderia regravar devido a agenda corrida. Então a PowerFX decidiu substituir as gravações pelas de Frank Sandersom, ator profissional de voz e na época, funcionário da Power FX. Para acompanhar essa mudança, a PowerFX também mudou a box e arte original (que era a de um Frankenstein) para uma versão mais “anime”, apelando ao público de vocaloid que estava se formando. Big Al só conseguiu ser lançado em 2009.
Em 2011, Big Al, junto com os outros vocaloids 2 ingleses, foram lançados em Taiwan, ganhando um novo design e uma nova boxart.

Utilização Musical

Big Al é tido como o melhor voicebank inglês até hoje lançado. Ele possui uma voz grave e poderosa, capaz de atingir notas extremamente baixas. Ele é utilizado para uma grande variedade de gêneros musicais e é extremamente flexível. Usuários reportam que Big Al possui um particular sotaque carregado em suas vogais, o que o deixa com uma voz bem mais distinta dos outros vocaloids.

Recepção

No começo ele não foi muito bem aceito devida a primeira box art seguindo o mesmo estilo de Sweet Ann, depois de seu lançamento, muitas pessoas se tornaram fãs de sua voz grave e Big Al aos poucos se tornou um dos engloids mais populares.

Imagens 

Comentários