Gackpoid



Gackpoid, ou Camui Gackpo / Kamui Gakupo, é um vocaloid japonês masculino baseado na voz do cantor e ator Gackt. Foi o primeiro vocaloid masculino a ser lançado na era de VOCALOID2, em 31 de Julho de 2008.

História
A InternetCO queria entrar para o mercado de vocaloid mas não como a crypton. A intenção deles era chamar cantores já consagrados no Japão para dar voz a seus produtos, o problema era fazer algum aceitar a proposta.
Em uma conversa com os executivos da Dwango Co (empresa que cuida do NicoNicoDouga), sugeriram Gackt já que ele havia concordado em utilizar sua voz para um serviço de telefones anteriormente. Gackt concordou em ceder a voz para o novo produto que veio a se chamar Gackpoid.
As gravações começaram em 2007, o planejamento inicial era para que o produto ficasse pronto em Junho de 2008. Apesar do longo processo de gravação, a imagem para o vocaloid só veio a ser escolhida depois que o voicebank já estava pronto. O mangaka Kentaro Miura foi requisitado para fazer a ilustração, o mangaká, por gostar do NicoNicoDouga, acabou por ceder o trabalho gratuitamente.
Em meados de 2009 houve um concurso de músicas promovido pelo próprio Gackt, ele “desafiou” os usuário de Vocaloid a criarem músicas que agradassem o cantor. O vencedor ganharia 10 milhões de Yenes e se Gackt gostasse muito da música incluiria em um de seus CDs. A música vencedora foi anúnciada em 2011, Episode 0, composta por mathru. Gackt também escolheu um segundo colocado, Paranoid Doll de NatsuP, esse recebeu 30 milhões de Yenes pelo bom trabalho. Gackt lançou um single com covers cantados por ele de ambas as músicas em 13 de Julho de 2011.
Durante o evento Vocafarre foi anúnciado que Gakupo teria um update para Vocaloid3 após Lily. Poucas informações são conhecidas até então.

Merchandising
Ao contrário dos cryptonloids, Gakupo passou muito tempo sem muitos investimentos em sua imagem, durante o festival de figuras de 2012 é que foi anúnciada a primeira nendoroid baseada em sua imagem.
Ele é também, um dos únicos vocaloids a possuirem coletânea própria lançada por um grande label como a EXIT TUNES.


Utilização Musical
Devido a sua imagem, Gakupo frequentemente é utilizado em composições tradicionais japonesas, tipo enka e também é muito popular em rock.
Apesar de ser um voicebank antigo ainda é considerado de boa qualidade e razoavelmente fácil de se utilizar.

Recepção
Gakupo confiou em dois fatores para sua popularidade se concretizar: seu dublador, o Gackt e a ausência de vocaloids masculinos com um alcance vocal mais grave.
Com o passar do tempo sua popularidade estabilizou e Gakupo mantém-se estável atualmente entre os vocaloids mais populares.

Trivia
- Devido ao fato de ter um voicer famoso Gackpoid é o vocaloid mais caro da geração 2.
- Gackpoid é o nome do produto, já o nome Kamui Gakupo (Camui Gackpo) é o nome do mascote do produto. Ambos representam a mesma coisa.

Comentários