Lola



Lola é uma vocaloid inglês feminina construida para ser um cantor de Soul Music. Ela, junto com Leon, foram os primeiros vocaloids a serem lançados.

História
A primeira aparição de Leon e Lola foi em 2005, durante um evento chamado Wired Next. Naquele ano, ambos Leon e Lola foram premiados pelo NAMN como escolha do editor para música eletrônica.
Na época a crítica aclamou a chegada dessa tecnologia e eles foram extremamente bem recebidos na Europa e no Japão, os dois vocalistas não causaram impacto nos Estados Unidos provavelmente devido a seu sotaque.
Eles foram vendidos como softwares para profissionais e ganharam um bom destaque em várias revistas de música e conteúdo digital da época.
Hoje em dia não há planos para fazer update em Leon, Lola e Miriam, eles não recebem mais suporte oficial da Yamaha e em breve serão descontinuados.

Utilização musical
Lola possui um vocal forte e um sotaque que muitos nativos consideram como jamaicano, embora não seja confirmado. Ela é considerada a vocaloid com a voz mais grave, ela é considerada muito versátil e clara.
Lola foi utilizada na trilha sonora do filme Paprika, com a música Byakkoya no Musume. Ela é muito utilizada para Techno, trance e música eletrônica.

Recepção
Durante muito tempo a popularidade dos vocaloids inglesas era baixa devido a falta de fãs e conhecimento sobre esses vocaloids. Eles passaram esquecidos até o lançamento de Big Al, que foi quando a popularidade dos vocaloids ingleses começou a aumentar.
Lola teve um aumento de popularidade considerável depois que foi revelada como a cantora de Byakkoya no Musume, embora hoje ainda permaneça como uma vocaloid obscura, os fãs já reconhecem sua importância para a história.

Trivia
- Foi a aparição de Leon e Lola no NAMM que fez a PowerFX entrar para o mercado de vocaloid.
- Leon e Lola frequentemente são vistos como irmãos por causa de suas boxes e suas logos.
- Ao contrário de Leon, Lola não tem um avatar feito pelo fandom fixo.
- É com Lola o primeiro upload feito com vocaloid no NicoNicoDouga. A música era um cover de Beloved Tomboyish Girl, em 2004.O vídeo foi deletado e re-upado de novo em 2007.
- Lola aparece na trilha sonora do jogo Ad Lucem, junto com Big Al e Miriam

Comentários