Sonika


Sonika é uma vocaloid inglesa para VOCALOID2.
História
A Zero-G sentiu a necessidade de um vocal mais jovem e voltado para tecno, pop e rock. Sonika veio para preencher essa lacuna. Ela foi lançada em Julho de 2009, com um design oficial, se tornando a primeira engloid a adotar um mascote e biografia. Ela claramente foi a primeira vocaloid do lado ocidental a ser desenvolvida mais para apelo dos fãs de vocaloid do que musicistas profissionais, como os antigos produtos da Zero-G.
Ela também ganhou uma conta oficial no twitter, cujo perfil éela comentando fatos do dia-a-dia e sua experiência como vocaloid.
Durante o mês de novembro, uma competição para um novo look para a Sonika foi anunciada, o vencedor receberia uma cópia da Vocaloid Sonika. Perto do fim de novembro, uma imagem nova da Sonika foi mostrada num catálogo da Crypton, desenhada pelo ilustrador Mario Wibisono, mostrando uma nova boxart e um novo avatar para Sonika.
Dias depois a Zero-G anunciou o vencedor do concurso, muitas pessoas confundiram a imagem de Mário como sendo a vencedora, mas a Zero-G afirmou que nunca havia estipulado nas regras do concurso que o novo avatar seria adotado permanentemente.
Sonika foi a primeira vocaloid a ser lançada na China, apesar dela não ter um voicebank chinês, apenas inglês, a interface do programa foi completamente traduzida para chinês e Sonika passou a ser vendida lá.

Utilização Musical

Sonika foi desenvolvida para música Pop e Tecno, ela possui uma voz suave e aguda. Segundo a Zero-G ela possui todas as combinações de vogal-vogal possíveis, por isso ela foi divulgada como capaz de cantar em qualquer língua.
Apesar da alta flexibilidade da sua voz, Sonika é tida como uma das piores vocaloids já lançadas devido a quantidade de falhas que o seu voicebank apresenta, entre as muitas, o mais frequente que os usuários se queixam é a falta de clareza na voz em algumas oitavas e clareza excessiva em outras.
Recepção
Sonika foi a primeira vocaloid inglesa a conseguir acumular uma pequena legião de fãs, ao contrário dos seus conterrâneos lançados até então, Sonika se mostrou bem recebida pelo público inglês e mantem uma popularidade razoável apesar das diversas falhas em seu VB.

Trivia

- Segundo seu twitter, Sonika é capaz de mudar a cor do seu cabelo.
- Ela se refere aos outros vocaloids ingleses como família.

Imagens


Comentários