Luka Megurine





Megurine Luka é a terceira Character Vocal Series lançada pela Crypton. Ela tem como base a voz de Yuu Asakawa e foi lançada em 30 de Janeiro de 2009. Assim como seus antecessores, Luka também foi ilustrada por KEI.

História.
Crypton decidiu inovar com o lançamento de Luka, ao contrário de seus produtos passados, Luka não possui um apelo teen em seu design e sua voz foi moldada para ser mais madura, sexy e misteriosa. O reflexo disso está no design da mesma, que diferentemente dos outros CVs, mostra uma expressão mais série e taciturna.
A intenção de seus voicebanks era a de transcender a barreira do japonês, por isso a Yuu, que fala inglês fluente, foi escolhida para ser a provedora da Luka. No início a Crypton queria que Yuu fosse a provedora original de Hatsune Miku, mas devido a agenda turbulada da Seiyuu, Yuu acabou como voicer do terceiro produto.
Para romper as barreiras do Japonês a Crypton produziu um voicebank inglês para Luka, esse teria como função familiarizar os japoneses com o software inglês e serviria de apoio para os produtores que gostam de inserir letras em inglês em suas músicas. Também era de intenção da empresa que a Luka servisse como ponte para ligar o ocidente a cultura Vocaloid, o que acabou de certa maneira funcionando posteriormente.
Hoje Megurine Luka tem uma popularidade estável e consideramente grande no ocidente graças ao seu voicebank inglês. Os appends de Luka estão confirmados e no momento se encontram em produção. Não se sabe ao certo quantos appends ela ganhará mas estima-se que sejam iguais aos dos kagamines 3 para o voicebank japonês e 3 para o voicebank inglês.

Merchandising
Luka possui uma gama bem vasta de merchandising. A maioria de seus produtos são figures e plushies, embora não tenha tantos produtos como os outros três CVs, Luka ganha uma quantidade considerável em relação aos outros vocaloids.








Utilização Musical
Como os anteriores da série, Luka também foi modulada para ter uma voz característica, nesse caso a intenção é que ela tivesse uma voz sexy, porém devido a suavidade das samples o resultado não foi exatamente esse e pode variar entre um timbre gentil e suave a um timbre maduro.
Devido a seu voicebank mais suave ela tem uma quantidade de gêneros musicais mais limitada em relação aos outros, mas os produtores contornam isso facilmente. Ela é muito utilizada para rock pesado, metal e jazz.
Em relação aos vocaloids anteriores a qualidade do voicebank japonês da Luka é superior, ela é considerada a mais realista da série CV antes do lançamento dos Appends. Já seu voicebank inglês é relatado como extremamente difícil de utilizar por possuir muitas falhas, ausência de transições de vogais, samples de baixa qualidade e problemas na dicção de algumas palavras.

Recepção
O fandom japonês recebeu muito bem ela apesar de sua voz ser extremamente diferente dos lançamentos passados. Demorou um tempo para que ela fosse incluída nas imagens, mas hoje ela mantém uma fanbase estável.
A fama no ocidente dela é bem maior que no oriente graças a seu voicebank inglês. A maioria dos produtores ocidentais utiliza-a em suas produções e ela é sempre indicada como primeira compra de um vocaloid.
Ela é considerada por alguns fans como a melhor vocaloid inglêsa embora essa opinião seja sustentada apenas por pessoas que não possuem muito contato com os vocaloids ingleses.
Graças a seu avatar mais maduro ela é alvo de músicas e fanarts ecchi e geralmente é retratada como uma mulher sexy.

Trivia:
- Primeira Vocaloid bilíngüe
- Luka pode ser ouvida na trilha sônora de “Arisen Anew” de um Homestuck, um álbum chamado AlterniaBound.
- Seu desing tem detalhes de instrumentos de sopro, usados geralmente no jazz. E a jóia em seu pescoço simboliza o ar e a água caindo.
- Alguns a chamam de “Ruka” ou “Luca”, embora essas versões estejam gramaticalmente corretas, a versão oficial em inglês foi confirmada como “Luka”.